Maradona contra Nigéria é a sensação

Expectativa em relação a Argentina de Maradona

O segundo dia de bola rolando na Copa da África do Sul’2010 reserva para os torcedores sul-africanos, turistas-esportivos e o restante do mundo pela televisão duas atrações especiais neste. Na verdade são três jogos, começando com Coréia do Sul x Grécia, às 8h30, em Port Elizabeth, pelo Grupo B, mas para os grande público e os amantes do futebol, importante vai ser Argentina x Nigéria, às 11 horas, em Joanesburgo, e  Inglaterra x Estados Unidos, às 15h30,   em Rusterbugo, pelo Grupo C. Vale conferir, gente brasileira e internacional…

A Argentina de Diego Armando Maradona faz sua estréia na Copa da África’2010 contra a Nigéria surgindo junto com Espanha, Portugal, Brasil, Inglaterra e Alemanha  como favorita  por ter melhores atacantes, um time experiente e contar com a estrela de Maradona, que era combatido nas eliminatórias e agora surge como  um dos mais focalizados de todos participantes da primeira copa no Continente Africano.

A história do futebol internacional registra pouco de coreanos do sul e gregos, mas dois jogos Inglaterra x EUA e Argentina x Nigéria estão nas estatísticas como da maior importância.  Ingleses e norte-americanos teve aquela que é considerada a mais fantástica zebra das 18 edições da competição mundial. Em Belo Horizonte, no Estádio Independência, no Bairro do Horto, a Inglaterra foi surpreendida pelos Estados Unidos e perdeu de 1 a 0, na primeira fase da Copa de 1950, famosa mais ainda pelo Maracazzo, que foi a derrota  do Brasil, grande favorito e já considerado campeão, pelo Uruguai  na grande final no Rio de Janeiro. Um espanto gente brasileira…

 Já Argentina e Nigéria fizeram una final histórica dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, nos Estados Unidos. A Nigéria foi a sensação das Olimpíadas nos EUA e depois de vencerem o Brasil nas semifinais, liquidando os brasileiros com Kanu marcando o gol da morte-súbita, e depois ganhando também dos todo-poderosos argentinos. Espetacular…

Da Copa de 50, o que se sabe está nos jornais e nas crônicas da época, mas belo-horizontinos que viram a zebra norte-americana contra os ingleses com toda categoria e empáfia de sempre. Mas nos Estados Unidos, estava lá de corpo presente e vi como os humildes e talentosos nigerianos liquidaram com brasileiros e depois argentinos. Sensacional…

Para relembras as duas finais que se repetem neste 12 de junho de 2010 na copa da África do Sul, eis, direto do túnel do tempo, as fichas dos jogos históricos:

Estados Unidos 1, Inglaterra 0

Dia 29 de junho de 1950

Estádio Raimundo Sampaio, o Gigante do Horto, em Belo Horizonte

EUA – Frank, Borghi , Walter Bahr , e Edward Souza; Frank Wallace e John Souza; Gino Pariani ,Edward McIlvenny, John Maca ,Joseph Gaetjens,  Harry Keough  e Charles Colombo . Técnico: Bill Jeffrey.

Inglaterra- Burt Williams, John Aston , Stanley,  Mortensen e Alf Ramsey ; Billy Wright  e Roy Bentley; Thomas Finney, Wilf Mannion, Jimmy Mullen, Laurence Hughes, e Jimmy Dickinson . Técnico: Walter Winterbottom.

Gol  aos 38m do primeiro tempo de Gaetejns.

Nigéria 3, Argentina 2

Dia  3 de agosto de 1996

Local: Stanfort Stadium, em Athens, nos EUA.

Público: 86.117

Árbitro: Pierluigi Collina (ITA)

Gols: Cláudio Lopez (ARG) 3′ e Babayaro (NIG) 28′ do 1º tempo; Crespo (ARG-pênalti) 5′, Amokachi (NIG) 29′ e Amunike (NIG) 45′ do 2º tempo.

Argentina: Cavallero; Chamot, Ayala, Sensini, Zanetti; Almeyda, Bassedas, Morales (Simeone), Ortega; Cláudio Lopez, Crespo.

Nigéria: Dosu; Babayaro, West, Okechukwu, Oparaku (Oruma); Oliseh, Amokachi, Ikpeba (Amunike), Okocha (Lawal); Kanu, Babangida.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s