Eleição das boas em 2010 sô!

Aliança com PMDB acirra disputa PT x PSDB em Minas

Por Gustavo Perez

Como a filosofia deste blog é comentar diversos assuntos do cotidiano dos mineiros, não ficando restrito ao futebol, que peço licença ao brilhante Rogério Perez para tratar da política estadual, assunto que após a Copa do Mundo certamente estará nos comentários de fim de semana nos bares do Mercado Central, regado a muita cerveja gelada e o tradicional bife de fígado acebolado com jiló.

Estamos em ano de eleição e com novidades, como a Lei da Ficha Limpa, que impede o candidato que foi condenado na Justiça de disputar as eleições em 2010. Apesar de ainda ter algumas brechas, a Lei chega para tentar moralizar a política nacional.

Em Minas um novo cenário de disputa se instaura, devido à grande reviravolta que o PT deu ao se aliar com o PMDB. Analiso como reviravolta porque a certeza que os tucanos do PSDB tinham na vitória para Senador com o ex-governador Aécio Neves e na eleição para Governador com Anastasia já não é tão certa.

O PT volta a mostrar força lançando Hélio Costa (PMDB) para Governador, embasado no seu excelente trabalho no Ministério das Comunicações, onde soube utilizar seu cargo em ações no Estado. Ainda a seu favor, Hélio Costa tem o fanatismo e a fidelidade dos militantes do PMDB, que em sua grande maioria adere às decisões do partido. Junto a esta visão da aliança com o PMDB, lançar Fernando Pimentel (PT) para o Senado foi outra bela jogada da cúpula petista. Vale lembrar que em Belo Horizonte, maior colégio eleitoral do Estado, Pimentel tem mais eleitores e simpatizantes, devido sua administração na capital, do que o ex-governador Aécio Neves.

A aliança PT/PMDB está mais forte do que nunca e se a turma do PSDB não trabalhar muito poderá perder o poder.

Aos tucanos, resta definir um candidato a vice-governador com carisma, simpatia e com postura política, para suprir este defeito do atual Governador. Alguém que suba no palanque e faça um discurso vencedor como Aécio Neves fez para se eleger. Enganasse aquele que seja fácil transferir voto, pelo contrário, o povo não tem tanto cabresto como antigamente.

Eleição das boas este ano em MG. Resta saber se o PT/PMDB saberá dar seguimento a este início inteligente e até quando os tucanos irão deixar este crescimento.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s