Brasil e Holanda se repete na Copa da África

Luís Fabiano e Kaká são decisivos para vitória brasileira

Brasil e Holanda vão abrir  nesta sexta-feira, dia 2 de julho,  as quartas de final da Copa de 2010, na África do Sul, às 11 horas (de Brasília)  no Estádio de Porto Elizabeth. É a quarta vez que brasileiros e holandeses se enfrentam  nos mundiais.

 A primeira aconteceu na Copa de 1974,  na Alemanha Ocidental, quando o técnico Zagallo desconhecia a força da Laranja Mecânica de Rinus Mitchels, e desdenhou  de um certo Cruyff e anunciou que ele seria marcado por Dirceu Borboleta. E o Brasil acabou perdendo de 2 a 0 com show de bola de Cruyff e seus companheiros da Laranja Mecânica.

Ficha do jogo de 14 de julho 1974:

Holanda 2, Brasil 0

Local: Westfalenstadion (Dortmund).

Árbitro: Kurt Tschenscher (Alemanha Ocidental).

Gols: Neeskens 5 m e Cruyff 20 m  do 2º tempo.

Brasil: Leão; Zé Maria, Luís Pereira, Marinho Perez, Marinho Chagas; Paulo César Carpeggiani, Rivelino, Paulo César (Mirandinha); Valdomiro, Jairzinho, Dirceu. Técnico: Zagallo.

Holanda: Jongbloed; Suurbier, Krol, Rijsbergen, Haan; Jansen, Van Hanegen, Neeskens (Israel); Rep, Cruyff, Rensenbrink (De Jong). Técnico: Rinus Mitchel. Expulsão: Luís Pereira.

Já em 1994, na Copa dos Estados Unidos, o Brasil derrotou a Holanda por 3 a 2, e arrancou para o tetracampeonato com Dunga – atual treinador brasileiro –  como capitão.  Na de 1998, na França, o Brasil empatou de 1 a 1 com a Holanda  no tempo normal, em  Marsellha, na fase semifinal e depois ganhou  nosmpênaltis por 4 a 2, com Taffarel brilhando, mas  acabou perdendo a final para os franceses. E agora o clássico de brasileiros e holandeses está de volta na primeira Copa do Mundo no Continente Africano pelas quartas de final.

O segundo jogo das quartas de final será também nesta sexta-feira, dia 2 de julho, em Joanesburgo, com Uruguai e Gana. No sábado, dia 3 de julho, vão jogar Argentina e Alemanha, na Cidade do Cabo. E fechando a disputa para as semifinais, também no sábado,  há o confronto entre os vencedores de Paraguai x Japão e de Espanha x Portugal,  que vão jogar em Pretória e na Cidade do Cabo nesta  terça-feira, dia 29 de junho.

Para chegar às quartas de finais com méritos e destaque entre as forças européias, a Holanda derrotou a Eslováquia de 2 a 1, nesta segunda-feira, dia 28 de junho, em Durban. E o Brasil confirmou seu favoritismo para busca do hexa mundial coma vitória até fácil de 3 a 0, sobre o Chile do argentino Marcelo Bielsa, também nesta segunda-feira, dia 28 de junho, em Joanesburgo, no Estádio Ellis Park. Agora, partem para a decisão de quem  segue para as semifinais mundiais da África.

Em Durban, os holandeses mostraram sua força e se impuseram com 2 a 0 até o último minuto quando a Eslováquia marcou seu gol de honra de pênalti, fechando o placar de Holanda 2, Eslováquia 1. A Seleção  Holandesa fez o primeiro gol  com Robben ( aos 18 minutos ) e  Sneijder (aos 39 minutos) no primeiro tempo.  O único gol da Eslováquia foi de  Vittek ( aos 49 minutos do segundo tempo)  cobrando  pênalti feito pelo goleiro Maarteen

A vitória do Brasil sobre o Chile foi mais fácil que se esperava. Fez 2 a 0 no primeiro tempo, com gols de Juan, de cabeça, depois de corner cobrado por Maicon, e de Luiz Fabiano  depois de driblar o goleiro. E no segundo tempo, Robinho fechou a vitória da Seleção Brasileir de Dunga sobre o Chile do argentino Marcelo Bielsa.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s