Holanda x Brasil e Alemanha x Argentina: vale conferir

Romário foi o destaque em 1994 contra a Holanda

Os clássicos  de hoje,  sexta-feira, dia 2 de julho, e de amanhã,  sábado, dias 3 de julho, são daqueles imperdíveis  para os amantes do futebol. Holanda e Brasil hoje, às 11 horas, em Porto Elizabeth, e Argentina x Alemanha, neste sábado, dia 3 de julho, também às 11 horas, na Cidade do Cabo, têm a aura, a tradição e também o ambiente, o clima, a expectativa dos jogos que mexem com os torcedores de cada seleção e também com todos que gostam de ver e apreciam um grande show de bola. Vale conferir, com certeza…

São clássicos internacionais e que têm história, rivalidades,  grandes emoções e também decepções. Basta relembrar que em 1974, na Alemanha Ocidental – ainda existiam duas Alemanhas, uma capitalista e outra comunista, e a guerra fria separava povos, nações e ideologias- tivemos brasileiros e holandeses em campo.

O Brasil tricampeão mundial no México, dando goleada de 4 a 1 na itália,  buscando o tetra,  enfrentou a Holanda e Zagallo achou que não precisava temer e nem se preocupar com o carrossel holandês ou a laranja mecânica ou Johannes Cruyff e seu companheiros comandos pelo treinador Rinus Mitchells. Com desdém, disse que para parar Cruyff era preciso apenas Dirceu, ponta esquerda de qualidade duvidosa e que tinha apelido de Borboleta, pelo físico nada avantajado. A  turma de alaranjado bateu a seleção canarinho e até hoje se lamenta o baile de Cruyff e sua turma na brasileirada.

A desforra brasileira do fracasso na Alemanha’1974 só veio em 1994, nos Estados Unidos, em Dallas quando a Seleção Brasileira de Romário, Bebeto e um monte de jogadores medianos, bateram a Holanda de 3 a 2 num jogo sensacional e com calor africano nos EUA, na cidade onde morreu o presidente JFK. Foi em 9 de junho de 1994, no Cotton Bowl Stadium,  em Dallas, com os brasileiros fazendo 2 a 0, gols de Romário e Bebeto, em 18 minutos de bola rolando. A Holanda reagiu, empatou  com Bergkamp e Winter, ainda no primeiro tempo – quatro gols em 31 minutos. No final, Branco que havia prometido um gol na véspera,  fez 3 a 2 l de falta, aos 36 minutos do segundo tempo. Sensacional…

O Brasil acabou campeão mundial, nos pênaltis, contra a Itália de Baggio e companhia, vingando a chamada Tragédia de Sarriá, na Copa da Espanha de 1982, em Barcelona. Paolo Rossi acabou com o melhor time brasileiro dos últimos tempos vencendo de 3 a 2. Uma decepção total daquele fantástico time de Luizinho, Cerezzo, Falcão, Sócrates, Zico, Junior e outros com Telê Santana comandando com estilo e talento. Outra vingança brasileira aconteceu na Copa de 1998, na França, com empate de  1 a 1  no tempo normal e depois vitória brasileira nos pênaltis. O Brasil foi à final, mas acabou perdendo feio, em outro vexame, para a França de Zidane e companhia.  Nesta sexta-feria, 16 anos  depois das quartas de final entre Brasil e Holanda, vencido pelos brasileiros por 3 a 2 na Copa dos EUA, novamente brasileiros e holandeses jogam brigando para chegar às semifinais e, glória total, irem às finais. Vale ver e torcer…

Argentina e Alemanha também fizeram história e têm uma rixa que transcende os jogos comuns. Tanto que agora,  na expectativa do jogo espetacular deste sábado na Cidade do Cabo,  surgem as provocações de Maradona e dos antigos e jovens craques  sul-americanos e europeus.  Brasil x Holanda e Uruguai x Gana fazem a festa nesta sexta-feira e no sábado vale tudo em Argentina e Alemanha e depois Paraguai e Espanha.  O duelo entre argentinos e alemães é um tira-teima de grandes rivais. Em 1986,  na Copa do México, os argentinos foram campeões mundiais, vencendo por 3 a 2 os alemães. Em 90, na Copa da Itália, os alemães foram à forra, ganharam por 1 a 0 e ficaram com o título inacreditavelmente.  Agora, o duelo dos hermanos argentinos como os gringos alemães não vale final mas quem vencer, certamente, deverá seguir nas semifinais e, provavelmente, brigar pelo título da África na final. É o chamado jogo de cachorro-grande.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s