Galo atrás (de novo) da Libertadores

Galo treina para reagir na Sul-Americana

Entra ano e saí ano, o mantra mais repetido pelos atleticanos é que agora o time vai para a Libertadores da América, ser campeão continental e depois conquistar o mundial interclubes, título sonhado e desejado por nove entre 10  torcedores do alvinegro da Colina de Lourdes. Ainda mais que o rival Cruzeiro já  chegou à final e foi derrotado pelos alemães.

Nesta quarta-feira, 4 de agosto, mais uma vez a história se repete e acompanhando o refrão, há outro lugar comum que diz que a Copa Sul-Americana agora, como era e segue sendo a Copa do Brasil, é um atalho para conquistar vaga na competição continental e que dá direito ao campeão de disputar o título mundial de clube com o campeão europeu e de outros continentes.

O Atlético começa a disputar a Copa Sul-Americana de 2010 hoje, às 19 horas, em Presidente, no interior de São Paulo, contra  o Grêmio Prudente que é a sequência do Grêmio Barueri dos anos anteriores. É mais uma chance atleticana para brigar por a vaga criada pela confederação Sul-Americana para o campeão da Copa Sul-Americana a partir deste ano e depois de perder as possibilidades com a eliminação da Copa do Brasil de 2010, que está sendo definida por Vitória e Santos, também nesta quarta-feira, no Estádio Barradão, em Salvador, na Bahia, e praticamente fora  das quatro vagas do Campeonato Brasileiro’2010, por o Galo Mineiro estar em penúltimo lugar na competição nacional.

Depois de perder para o Cruzeiro domingo passado em Sete Lagoas, por 1 a 0 e seguir na incomoda posição de penúltimo colocado do Brasileirão’2010, com apenas 10 pontos ganhos e correndo sério risco de voltar a ser eliminado para a segunda divisão em 2011, o Atlético aposta até na superstição para tentar reverter a situação e ter chance de ter vaga na Libertadores da América de 2011. Basta perceber que o Atlético divulgou  os jogadores inscritos para a nona edição da Copa Sul-Americana, que tem início nesta terça-feira com o duelo entre Defensor Sporting (Uruguai) e Olímpia (Paraguai) e terá como destaque a numeração das camisas com Diego Souza, ficando com o número um, símbolo da maior contratação do Clube Atlético Mineiro na temporada. Outra escolha é que o goleiro  Fábio Souza terá o número 13, que é Galo no jogo do bicho.

Já o zagueiro Réver, outro reforço anunciado na semana passada está fora da primeira fase por não ter sido registrado a tempo. Ele  será o camisa 5 no restante da competição.

Os jogadores inscritos pelo Atlético com a numeração oficial é a seguinte:

Goleiros: 13 – Fábio Costa; 20 – Aranha e 24 – Renan Ribeiro.

Laterais: 2 – Diego Macedo; 12 – Rafael Cruz;  6 – Leandro e 16 – Fernandinho.

Zagueiros: 4 – Campos; 3 – Cáceres; 14 – Lima e 22 – Werley.

Meias: 8 – Serginho; 11 – João Pedro; 15 – Zé Luís; 18 – Fabiano; 25 – Jataí; 1 -Diego Souza, 7 – Mendez e 21 – Ricardinho.

Atacante: 9 – Tardelli; 10 – Daniel Carvalho; 17 – Neto Berola; 19-Obina e 23 – Ricardo Bueno.

Os mineiros e paulistas começam a briga por um título inédito sul-americano, até agora esnobado pelos times brasileiros que sempre alegaram que era uma disputa meia-bomba, sem grandes times sul-americanos e com pouco retorno técnico e financeiro. Tudo mudou com o campeão desta edição de 2010 terá direito também a uma vaga na Libertadores de 2011, além da taça e da premiação em dinheiro. A revanche de Grêmio e Atlético será dia 11 de agosto, em Minas, provavelmente em Ipatinga, no Vale do Aço, já que o Mineirão e o Independência estão fechados para reformas  por causa da Copa de 2014.

O Grêmio Prudente pela primeira vez em 21 anos de história disputar um torneio internacional. E terá até um terceiro uniforme,  semelhante ao do Internacional de Porto alegre, lançado nesta segunda-feira, exclusivamente para a disputa histórica. O técnico Toninho Cecílio deve escalar todos seus principais jogadores e reforços. No treino final, nesta terça-feira, ele fez  treino com portões fechados para não dar dicas para o adversáriuo Luxemburgo.Duas novidades são certas: o retorno da dupla  Rodrigo Mancha e Carlos Eduardo, no meio-campo.

Mesmo com times diferentes, o Grêmioi Prudente quer repetir a goleada de 4 a 0 aplicada no campeão mineiro no primeiro semestre pelo Brasileirão’2010, também em Presidente Prudente.

Penúltimo colocado no Brasileirão, Luxemburgo já praticamente jogou a toalha na disputa nacional, embora acredite na recuperação na temporada, e tem o discurso de o Atlético conseguir, na Sul-americana, a vaga da Libertadores da américa perdida na copa do Brasil e praticamente imposssível no Campeonato Brasileiro.

Eis a ficha técnica do jogo em  Presidente Prudente, com as prováveis escalações já que os técnicos Luxemburgo e Cecilio fazem mistério sobre os titulares:

Grêmio Prudente x Atlético-MG

Local: Estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente

Dia 04/08/2010 (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Árbitro: Evandro Roman (BRA)
Auxiliares: Roberto Braatz e Dibert Pedrosa (BRA)

Grêmio Prudente-Giovanni; Paulo César, Leonardo, Anderson Luís e Marcelo Oliveira; Rodrigo Mancha, João Vítor, Carlos Eduardo e Deyvid Sacconi; William e Wesley.
Técnico: Toninho Cecílio.

Atlético- Fábio Costa; Diego Macedo, Cáceres, Jairo Campos e Fernandinho; Serginho, João Pedro, Diego Souza e Ricardinho; Daniel Carvalho e Diego Tardelli.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s