Cruzeiro x Prudente no Ipatingão é exemplo

Cruzeiro de Fábio volta a Ipatinga e encara Grêmio Prudente

O futebol mineiro está enfrentando uma das mais inacreditáveis situações de todos os tempos nesta temporada de 2010 com os dois maiores estádios de Minas fechados – o Mineirão em reformas para a Copa de 2014 e o Estádio Independência derrubado para ser construída uma nova Arena no Horto – e a Arena do Jacaré, apontada como solução para as disputas estaduais, nacionais e internacionais sendo rejeitado pelo Atlético e Cruzeiro, pelos torcedores de todos clubes e pelos demais interessados por não estar ainda completo, ter problemas de transporte, de acomodações, de conforto e até preconceito dos interessados.

Tanto que a partir deste domingo, dia 8 de agosto, com Cruzeiro e Grêmio Prudente, no Ipatingão, no Vale do aço, começar nova fase com mudança de estádio, cidade e região para os clubes terem melhores públicos e rendas na disputa nacional. é uma situação inédita em Minas – anteriormente Atlético e Cruzeiro deixaram em algumas vezes de mandar jogos em BH e na Região metropolitana mas por outros interesses e agora estão tomando a decisão para tentar recuperar os prejuízos tidos em Sete Lagoas, onde a Arena do Jacaré surgia como grande opção técnica e econômica mas sem o sucesso previsto. O Cruzeiro vai mandar os próximos jogos em Ipatinga e o clássico do returno contra o atlético deverá ser em Uberlândia, no Estádio Parque do Sabiá, e o Galo deverá jogar só em Ipatinga.

Além de jogar neste domingo contra o Grêmio Prudente no Ipatingão, o Cruzeiro já anunciou que vai jogar com o vitória da Bahia, dia 22 de agosto, também no Vale do Aço, e a seguir vai mandar clássicos no Triângulo Mineiro, no dia 25 de agosto contra o Corinthians Paulista,  no dia 1 de setembro contra o Flamengo e dia 8 de setembro contra o Internacional, sempre no Ipatingão. Já o Atlético que este final de semana teve jogo no Rio, no Engenhão, contra o Botafogo, vai enfrentar o Grêmio Prudente, na próxima quarta-feira, dia 11 de agosto, no jogo de volta pela Copa Sul-Americana, no Ipatingão, e depois o Guarani, pelo Brasileirão’2010, dia 14 também no Vale do Aço.  Os dois times vão avaliar resultados e ver como vão seguir no restante das disputas nacionais e internacionais até o final do ano ou até a reabertura do Independência prevista para 2011 e do Mineirão em 2013.

Depois de seis anos, o Cruzeiro volta a jogar no Ipatingão, no Vale do Aço, pelo Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o time recebe o Grêmio Prudente, às 18h30, pela 13ª rodada. A última partida  azul pela competição no Estádio Epaminondas Mendes de Brito – nome oficial do Ipatingão – foi no 21 de abril de 2004, contra o Juventude, e o time azul venceu 2  a 1, de virada, com dois gols de Dudu Carioca, que depois foi negociado com o futebol asiático – Neto abriu o placar para os gaúchos.

Como mandante em Minas (Mineirão e depois Arena do Jacaré nesta temporada ) , também no Ipatingão,  o Cruzeiro tenta manter a invencibilidade em Campeonatos Brasileiros, contra adversários de outros estados. Antes de vencer o Juventude, em 2000, a equipe celeste goleou o Botafogo, por 4 a 0. Em jogos pelo Campeonato Estadual,  o retrospecto é desfavorável: nos clássicos contra o América, no Vale do aço, e  houve um empate por 1 a 1, em 2000, e uma derrota, por 3 a 0, em 2001.

A mudança dos jogos do Cruzeiro para Ipatinga, porém, foi estimulada pelas reclamações dos jogadores com relação à irregularidade do gramado da Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, onde o time vinha jogando como mandante. O Cruzeiro disputou três jogos na Arena, contra o Goiás (1 a 0), o Grêmio (2 a 2) e o Atlético, no último domingo, quando venceu por 1 a 0 – o Galo foi o mandante e a partida contou somente com a presença de sua torcida.

A história do Cruzeiro com o Ipatingão começou há quase 30 anos. O time azul inaugurou o estádio com uma vitória sobre a seleção local, por 3 a 0, em 13 de novembro de 1982. O Cruzeiro não venceu o rival Atlético nos confrontos no Ipatingão, tanto em amistosos quanto em jogos oficiais: são duas derrotas e um empate. O Cruzeiro já jogou n Ipatingão para partidas de competições internacionais. Foram quatro jogos  no Vale do Aço, dois pela extinta Copa Mercosul e dois pela Copa Libertadores da América. O último foi pelo torneio continental, em 2008, quando, pela fase de grupos, derrotou o San Lorenzo, da Argentina, por 3 a 1. Antes, em 1997, venceu o Publikum, da Eslovênia, por 2 a 1, em amistoso internacional.

No Ipatingão o maior público do Cruzeiro, de 18.779 pagantes, aconteceu no clássico contra o Atlético, pelas semifinais do Campeonato Mineiro de 2005, quando houve empate por 0 a 0. E o segundo também foi contra o rival, pelo Estadual de 1996: 18.609 espectadores. Pelo Brasileiro, o confronto contra o Botafogo teve também bom público: 17.402 pagantes.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Cruzeiro x Prudente no Ipatingão é exemplo

  1. Aldemário Filho disse:

    Rogério,
    Na verdade só o maior estádio de Minas está em reforma, pois o Independência pode ser o segundo maior de Bh, não de Minas.

    • Caro Aldemario Filho, isso mesmo.Na verdade, O Estdio Independncia no existe mais. um monte de escolbros e est com as obras de reconstruo de uma nova Arena atrasadas. Quando ficar pronto,. se que vai mesmo, ser um dos maiores de Minas, pelo menos no projeto. A questo bsia no se saber qual maior ou menor. Mas onde fazer jogos locais, estaduais, nacionais e internacionais. O pior a impreviso e at responsabilidade de clubes, entidades e principalmente autoridades que querendo mostrar servio, deixaram as torcida sem local para ver o futebol domingueiro ou mesmo durante a semana. BH no tem mais estdio pois at o estadinho de Santa Terea vai virar centro olmpico, outra besteira. As obras caras e monumento o desperdcio do Pan do Rio, msotram que preciso cuidade para projetar grandes obras ( com gastos fabulososo), para no se ter elefantes brancos por todo lado. Escreva semnpre e obrigado pela ateno. Rogrio Perez

      ________________________________

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s