Atlético e Cruzeiro correm risco sábado e domingo

Tardelli que voltar a ser o artilheiro de 2009, hoje contra o Guarani

São adversários duros e de riscos também diferentes para Atlético e Cruzeiro neste final de semana  pela décima – quarta rodada do Campeonato Brasileiro de 2010. O Atlético vai enfrentar o Guarani de Campinas, neste sábado, dia 14 de agosto, no Ipatingão, no Vale do Aço de Minas, e o Cruzeiro terá o clássico sempre complicado contra o São Paulo, no Morumbi, na capital paulista. O grau de dificuldade maior é para o time azul que vem de empate contra o Grêmio Prudente no retorno ao Vale do Aço e ao Ipatingão, na semana passada, mas o Atlético não deve desprezar o Bugre de Campinas, que mesmo sem fazer campanha destacada, sempre surpreende seus rivais.

Atlético x Guarani mostra o campeão mineiro mais aliviado e com a torcida acreditando nua reação no Brasileirão’2010. O Galo Carijó de Minas cresceu na avaliação da massa atleticana depois que venceu o Grêmio Prudente, de São Paulo, e se classificou para as oitavas de finais da Copa Sul-Americana, também no Ipatingão. Foi 1 a 0, gol de Ricardinho, aos 48 minutos do segundo tempo, quando mineiros e paulistas já se concentrava para a decisão por pênaltis, já que no jogo anterior, em Presidente Prudente, aconteceu o empate de 0 a 0.

Acreditando que a fase ruim de seis derrotas seguidas e  ter ficado na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro de 2010 foi superada com a vitória e classificação na copa Sul-Americana, os atleticanos esperam que as boas performances no Ipatingão, no Vale do Aço de Minas, sejam mantidas contra o Guarani de Campinas nestes sábado. Se apegam ao retrospecto, que é favorável ao Galo Carijó. Depois de da vitória sofrida e suada na  quarta-feira, o Atlético enfrenta o Bugre com esperança de sua torcida de que a má fase está vencida.

Com certa razão, no Vale do Aço, em 24 partidas no estádio de Ipatinga, o time mineiro venceu 15 jogos, empatou sete e perdeu apenas duas vezes. O aproveitamento é de  mais de 71%. Foram 47 gols a favor e 19 contra. O jogo deste  sábado,  com o guarani, será às 18h30m e mostrado pela TV paga.. A expectativa dos atleticanos é que agora o time vai ar uma virada e mostrar força como no primeiro jogo do Galo no Ipatingão e  foi um amistoso contra o Cruzeiro, em 1987. Os dois times jogaram com o time reserva, e o Galo venceu por 4 a 1. Já contra o adversário deste sábado, o único jogo no Ipatingão foi de goleada do alvinegro de Minas.  No dia 11/10/2000, o Atlético fez 3 a 0 no  Guarani de Campinas, pela Copa João Havelange.

Pela 14ª rodada do Brasileirão’2010, o técnico Vanderlei Luxemburgo, que vinha sendo questionado e até sofrendo pressões da torcida mineira e da mídia por causa da série de derrotas e de más atuações,  espera que a virada atleticana seja  total. Ele vinha afirmando que o Atlético estava passando por um momento complicado e até usava a figura de que o pão do clube estava caindo sempre com o lado com manteiga virado para o chão e que agora, contra o Grêio Prudente, tudo pode ter outra  sequência. Espera vencer o Bugre e mostrar para torcedores e mídia que o Galo vai se impor novamente regional e nacionalmente.

Para Luxemburgo, “uma semana melhor que essa não poderia acontecer. Você jogar um jogo decisivo em uma outra competição como a Sul-Americana, que mostra se você está preparado para, realmente, começar a competir, passar para a fase seguinte. Em seguida, tem o jogo contra o Guarani. São dois jogos seguidos em casa, com a possibilidade de crescermos e nos firmarmos com uma ou duas vitórias para dar tranquilidade. Então, essa semana é fundamental para nós”, disse o treinador, deixando os atleticanos mais fanáticos certos que agora o CAM vai mostrar sua real força e justificar as mudanças e contratações feitas neste temporada.

Mas se a euforia da torcida e a confiança de Luxemburgo em que o Atlético vai seguir bem, esbarra nos desfalques. Fernandinho, Jairo Campos, Daniel Carvalho e Zé Luiz, machucados, não enfrentam o Guarani neste sábado, mas a volta do artilheiro Diego Tardelli e o zagueiro Cáceres se juntaram à delegação do Atlético nesta sexta-feira, em Ipatinga, para a partida de sábado contra o Guarani, às 18h30 (de Brasília), no Ipatingão. Tardelli estava com a Seleção Brasileira nos Estados Unidos e Cáceres defendeu o Paraguai, quinta-feira,contra a Costa Rica.

Certo que a maré negativa está sendo superada, Tardelli  está confiante e diz que “o  time voltou a vencer. Agora, precisa ganhar no Campeonato Brasileiro. Tem também uma competição importante que é a Sul-Americana com classificação garantida Isso dá mais confiança, dá uma alegria maior ao grupo”, explicou Tardelli. Já o zagueiro Réver, que também foi aos EUA ficou em Belo Horizonte porque ainda não foi registrado na CBF. Para isso, o Atlético tem que dar garantias financeiras ao time alemão Wolfsburg, ex-clube do reforço atleticano.

Só que mesmo que vença neste sábado, o Atlético  não deixa a incomoda posição de penúltimo colocado do Brasileirão’2010. E o Guarani tem uma posição menos difícil que o Atlético. O time  está com 18 pontos ganhos e  perto do G-4 dos times brasileiros que ficam com possibilidade de conquistar o título e também uma das vagas na Libertadores da América, o Bugre de Campinas tenta repetir em Minas o sucesso da última rodada, quando goleou de 4 a 1 em cima do Avaí, um dos times  mais surpreendentes da disputa nacional. Vai ser o jogo do Atlético querendo se afirmar e sair da zona de rebaixamento e o Guarani querendo entrar no G-4 do Campeonato Brasileiro.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s