Cruzeiro é bi brasileiro?

Tostão foi o destaque da conquista cruzeirense

O Cruzeiro pode ganhar um presente de Natal e Ano Novo da CBF e ter dois títulos de campeão brasileiro com a confirmação, da CBF, de reconhecimento como conquistas nacionais os títulos do Torneio Roberto Gomes Pedrosa e da Taça Brasil, competições anteriores ao Campeonato Brasileiro disputadas de 1959 a 1970.

Com a confirmação, o Cruzeiro será campeão brasileiro de 1966, por ter ganho a Taça Brasil, vencendo o Santos de Pelé e companhia, nas finais com goleada de 6 a 2 no Mineirão e de 3 a 2 no Pacaembu, em São Paulo, e vencido o Campeonato Brasileiro de 2003, quando foi campeão da Tríplice Coroa- campeão mineiro, campeão da Copa do Brasil e campeão nacional.

O dossiê e um vídeo com todos os dados das conquistas dos seis clubes, apresentados em 2009 pelos clubes interessados (Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Bahia, Fluminense e Botafogo), estão com Ricardo Teixeira, presidente da CBF, desde novembro passado. Ricardo Teixeira estabeleceu  60 dias para “analisar e conferir a legalidade da iniciativa”. Mas, a confirmação dos novos campeões brasileiro  deverá ser divulgada na semana que vem, numa festa organizada pela entidade. A comemoração do Cruzeiro e dos demais cinco times campeões nacionais deve acontecer depois do retorno residente da CBF voltar dos Emirados Árabes, onde acompanha o Mundial de clubes, que tem Inter como representante brasileiro.

Pela nova ordem,  Santos e Palmeiras passam a ter oito títulos brasileiros cada. Pelé  oficialmente será consagrado campeão brasileiro, já que comandou o Peixe da Vila Belmiro em  seis títulos nacionais na década de 1960, até agora não reconhecidos oficialmente . O Fluminense, tricampeão, tem unificado seu título de 1970, e o Botafogo celebra a conquista de 1968, chegando ao bi nacional.

Os campeões com a unificação dos títulos brasileiros serão:

8 títulos: Palmeiras e Santos

6 títulos: Flamengo* e São Paulo

4 títulos: Corinthians e Vasco

3 títulos: Internacional e Fluminense

2 títulos: Bahia, Botafogo, Cruzeiro e Grêmio

1 título: Atlético-MG, Atlético-PR, Coritiba, Guarani, Sport*

* O Flamengo venceu a Copa União, mas a CBF considera o Sport campeão brasileiro em 1987

As conquistas da Taça Brasil e Roberto Gomes Pedrosa:

Taça Brasil: 1959 – Bahia; 1960 – Palmeiras; 1961 – Santos; 1962 – Santos; 1963 – Santos; 1964 – Santos; 1965 – Santos; 1966 – Cruzeiro; 1967 – Palmeiras; 1968 – Botafogo.

Torneio Roberto Gomes Pedrosa / Taça de Prata: 1967 – Palmeiras; 1968 – Santos; 1969 – Palmeiras; 1970 – Fluminense.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Cruzeiro é bi brasileiro?

  1. Bessas disse:

    Prezado Rogério,
    Eu vejo essa notícia em duas vertentes.

    1ª Desvio de foco das investigações que a CBF,leia-se Ricardo Teixeira está sendo alvo de desvio de dinheiro;
    2º Questão política. Os presidentes de clubes que coincidentemente estão gritando é campeão, apoiam Ricardo Teixeira, inclusive votaram no candidato da CBF na última eleição do clube dos 13. É o famoso toma lá dá cá da política podre brasileira.

    Qual o critério? O critério é não ter critério algum!!!
    A taça Brasil que alguns times ganharam com justiça tem o formato da atual Copa Brasil. Meu Deus… como que numa canetada uma copa se tornou campeonato de um dia para outro.Campeonato,torneio,taça e copa tem formatos diferentes. O que se fez foi misturar tudo sem critério e denominar de um mesmo nome, quando na verdade não é. Me diga La liga espanhola é a mesma coisa que copa do Rey? A Série A na Itália é a mesma coisa que copa Itália?? A premier league é a mesma coisa que Copa da Rainha da Inglaterra ou Carling Coup? Os torneios de verão na Argentina que são tradicionalíssimos disputados a muito tempo é a mesma coisa que o clausura ou apertura??

    É isso que tem ficar claro. Ninguem está desmerecendo a taça Brasil, pois se ganharão na epoca foi por merecimento. O problema é a canetada politica, que todos sabemos porque foi executada beneficiando a todos os apadrinhados da CBF.

    • Caro Bessas, cada um avalia a deciso como deseja e interpreta ou avalia. polmica e tem muitas faces. O Santos era pentacampeo brasileiro e tinha o maior time do mundo e o mais impressionante que vi entre muitos. Pois o Cruzeiro de Tosto, Dirceu Lopes e tantos outros craques foi espetacular – vi os dois jogos finais – e goleou o fantstico pentacampeo brasileiro e bi campeo mundial, alm de campeo da Libertadores por 6 a 2 no Mineiro e de 3 a 2 no Pacaembu. Em Sampa, o Santos abriu 2 a 0 e o Zero virou. Um grande ttulo e uma grande conquista. Se tornar campeo brasileiro de 1966 no muda a histria e valoriza mais um grande time. Veja bem que h justia tambm e basta ver que o Santos de Pel, o maior de todos e do mundo, no tinha, com Pel e outros gnios, ttulo brasileiro. Agora, tem oito. Gracias e escreva sempre. RP

      ________________________________

  2. Alex disse:

    Perez,

    O pior é que agora terá time com 2 títulos brasileiros em um ano depois dessa
    canetada (Palmeiras). Que papelão em Teixeira!

    A Taça Brasil era a Copa do Brasil e ponto final.
    Ou seja, a Copa do Brasil já existia e foi extinta e retornou depois.

    O Bessa foi perfeito em sua colocação.

    Daqui a pouco vão querer unificar a Comenbol, Mercosul e Sulamericana.
    Torneiros diferentes, com classificação para a disputa diferente.
    Comenbol > Mercosul > Sulamericana

    Estou sendo coerente. Nada mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s