Mineirão’2011 começa com empates

Fábio Júnior fez o único gol no empate do Coelhão

O Campeonato Mineiro de 2011- chamado do Módulo I pela FMF – é a 97ª edição da primeira divisão de Minas. A disputa começou neste dia 29 de janeiro com dois jogos – América x Uberaba, no Estádio Melão, em Varginha, e Tupi x Villa Nova em Juiz de Fora, ambos terminando empatados e com o xororô de que faltou tempo para adaptação e entrosamento dos jogadores.

Este ano a disputa tem participação de seis campeões mineiros, a volta do Guarani de Divinópolis, além da estréia do Funorte, de Montes Claros, representando o Norte do Estado. São 12 clubes disputando o título mineiro em turno único na primeira fase. Todos jogam entre si uma única vez e, mudando as edições anteriores, em 2011 os quatro primeiros colocados se classificam para a fase decisiva e os dois últimos serão rebaixados para o Módulo II de Minas em 2012. Nas semifinais os quatro primeiros colocados disputam quais serão os finalistas da temporada. O campeão e o vice-campeão ficam com direito de disputar a Copa do Brasil de 2012. se não se classificarem para a Libertadores da América de 2012.

O campeonato de 2011 também vai definir os mineiros para a Série D do Brasileirão de 2011. Os dois melhores times, que não consigam vaga na Série A, Série B, ou Série C ganham suas posições.

Neste domingo, a primeira rodada mineira terá Cruzeiro x Caldense, às 17 horas, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e Funorte x Atlético, em Montes Claros, às 19:30h. E ainda Guarani x Ipatinga, em Divinópolis também neste domingo e, na segunda-feira, Democrata de Valadares e América de Teófilo Otoni, em Governador Valadares.

Os favoritos para o título mineiro são, para as torcidas e os críticos, o Cruzeiro, vice-campeão brasileiro de 2010, e o Atlético que fugiu do rebaixamento do Brasileirão e ganhou o estadual do ano passado. Para deixar sua torcida mais empolgada e confiante, a diretoria do Atlético contratou reforços Jóbson, Richarlyson, Mancini, Magno Alves e Leonardo Silva (ex-Cruzeiro), entre outros, indicados pelo técnico Dorival Júnior no fim da temporada passada. Mas perdeu o atacante Obina para o futebol da China. O Cruzeiro também ficou sem Jonathan cedido ao Santos e contratou reforços, mas ainda promete um meio-campo e um centroavante de primeira linha. O Atlético tem 40 títulos e o Cruzeiro 35 campeonatos estaduais. Já o América tem 15 títulos mineiros.

O Campeonato Mineiro terá 12 times: América, América-TO, Atlético, Caldense, Cruzeiro, Democrata-GV, Ipatinga, Guarani, Tupi, Uberaba, Funorte e Villa Nova. Na primeira fase, todos jogam contra todos em turno único. Os quatro melhores avançam para as semifinais, disputadas em mata-mata. Nas semifinais e na final, os jogos serão de ida e volta. A melhor campanha garante a decisão como mandante e a vantagem de jogar por empate no saldo de gols.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s