Começa a Copa América de 2011, Argentina e Brasil são favoritos

A Copa América de 2011 começa nesta sexta-feira, dia 1 de julho, na Argentina. Com a desistência do Japão e a Costa Rica em seu lugar no Grupo A, doze seleções nacionais vão participar da 43ª edição, que é disputada desde 1916. A Copa América é a competição de seleções de futebol mais antiga do mundo, semelhante à Eurocopa,  é disputada como o mundial de seleções.  A abertura será entre Argentina e Bolívia, às 21h45m desta sexta-feira, em La Plata, local também de Brasil x Venezuela, às 16 horas de domingo, dia 3 de julho.

Desde 1993, além dos dez países sul-americanos, outros dois de fora do Cone Sul sempre participam como  convidados, agora serão Costa Rica e México. Brasil, Argentina e Uruguai dominam a Copa América e são fortes também na Copa do Mundo desde a primeira, disputa em 1930, em Montevidéu, no Uruguai. As três seleções  sul-americanas venceram nove Copas do Mundo. Na Copa América, Argentina e Uruguai são os grandes vencedores, com 14 títulos cada um. O Brasil joga o tricampeonato consecutivo agora e a Argentina está na fila há 18 anos.A última edição da Copa América foi foi em julho de 2007, na Venezuela, e o Brasil sagrou-se campeão pela segunda vez consecutiva ao derrotar a Argentina na final.

Em 2011,  a Copa América está dividida em três grupos. Vão para as quartas de final os primeiros e segundos colocados de cada chave, mais os dois melhores terceiros colocados. Os jogos iniciais de hoje até domingo são:

 1 JUL 21.45h  – Argentina x Bolívia – La Plata.

3 JUL 16h      – Brasil x Venezuela – La Plata.
2 JUL 15.30h  – Colômbia x Costa Rica – Jujuy.

3 JUL 18,30h  – Paraguai x Equador – Santa Fe
3 JUL 21.45h  – Argentina x Colômbia – Santa Fe.

A Copa América é disputada em Buenos Aires e outras cidades argentinas em momento que o povo comemora datas importantes. No  dia 24 de junho passado,  se estivessem vivos, o escritor Ernesto Sábato (falecido este ano) e o piloto Juan Manuel Fangio completariam 100 anos. Nesta sexta-feira, dia 1 de julho, faz 76 anos da morte do cantor, compositor e mito argentino Carlos Gardel. Estão sendo comemorados também os aniversários dos craques Lionel Messi e Juan Ramón Riquelme.

A Copa América,  mais antigo torneio em atividade entre seleções de futebol das América, teve sua primeira edição em 1916. Naquele ano, a Argentina completou o seu centenário de Independência. Aproveitando a data e o crescimento do esporte no continente, os hermanos resolveram criar a competição que faz sucesso até hoje e emociona todas as torcidas e o mundo do futebol.. Nascia o Campeonato Sudamericano de Football, atualmente chamada de Copa América.

A briga pela primeira taça sul-americana ficou entre Brasil, Chile e Uruguai, além da Argentina. Para dar  um caráter oficial, o dirigente uruguaio Héctor Rivadavia Gómez propôs a criação de uma entidade sul-americana de futebol, justamente no dia do centenário da Independência Argentina, em 9 de julho. Surgia a Conmebol e a idéia se mantém até hoje. A primeira disputa foi em sistema simples de pontos corridos com turno único, com todos jogando entre si. O Uruguai sagrou-se a grande campeão, após vencer duas partidas e empatar a última e decisiva contra a Argentina por 0 a 0. O artilheiro também foi uruguaio. Isabelino Grandín marcou por três vezes.

A Seleção Brasileira ficou com a terceira posição, após empatar duas partidas e perder para o Uruguai, por 2 a 1. Demósthenes marcou o primeiro gol brasileiro na história da competição. Já José Piendibene, do Uruguai, teve a honra de ser o atacante a fazer o primeiro gol  em uma Copa América. Agora, novamente Argentina, Brasil e Uruguai surgem como favoritos para o título de 2011. As atrações são seus artilheiros e craques Messi, Neymar e Forlan. Uma festa do futebol das Américas e mundial.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s