Crise azul derruba até Joel Santana. Agora é Palmeiras

A derrota de goleada para o Figueirense, na quarta-feira, no Ipatingão, por 4 a 2 e a volta para a parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro de 2011, criaram uma crise no Cruzeiro e o resultado foi o mais óbvio no campeão mineiro e também como manda a tradição nacional: o técnico Joel Santana, o Papai Joel, foi demitido pela diretoria e já no clássico com o Palmeiras, neste domingo, em São Paulo, pela segunda rodada do returno, o time azul será comandado por Emerson Ávila  da Seleção Brasileira Sub-17 e ele deve ficar até o fim da temprada dependendo apenas de acertos com A CBF. O nome sondado anteriormente foi do ex-craque Renato Gaúcho, que foi demitido pelo Atlético do Paraná depois da derrota para o Atlético de Minas  também na última rodada do returno na Arena da Baixada, mas foi descartado pelos dirigentes azuis.

Joel Santana deixou o comando cruzeirense  depois que a diretoria azul se reuniu na noite desta quinta-feira e considerou que alguma medida deveria ser tomada para fazer o time reagir na competição e deixar o décimo primeiro lugar. Papai Joel chegou ao clube mineiro em 20 de junho com a missão de tirar o time da fraca classificação na disputa nacional e brigar por uma vaga na Libertadores da América de 2012.. No total, foram 15 jogos de Joel Santana no comando do Cruzeiro, com oito vitórias e sete derrotas. No jogo contra o Palmeiras, neste domingo, às 16 horas, no Pacaembu, o time mineiro vai ser comandado por Emerson Ávila, que tem muita experiência no clube e é a posta da diretoria cruzeirense para a areação do time neste segundo turno brasileiro.

Quando assumiu  o Cruzeiro,  Joel Santana era o 23º na lista dos técnicos com melhor aproveitamento em  Campeonato Brasileiros de pontos corridos, com 46,37% de rendimento em oito clubes diferentes: Botafogo(2010), Flamengo (2005 e 2007), Brasiliense (2005), Vasco (2004), Internacional (2004), Guarani (2004), Fluminense (2003) e Vitória (2003). Com a  campanha atual n Cruzeiro, Joel Santana tem 46,96% de aproveitamento em campeonatos nacionais desde 2003 e é atualmente 20º colocado no ranking de rendimento dos treinadores

A decisão da diretoria cruzeirense foi divulgada oficialmente  na manhã desta sexta-feira com a troca de Joel por Emerson Ávila. Na nota publicada no site oficial do clube – www.cruzeiro.com.br –  o nome do novo treinador  Emerson Avila, que é da Seleção Brasileira sub-17 e Coordenador Técnico do time profissional do Cruzeiro desde 2008, surpreendeu torcedores e os críticos. Com Joel Santana, o Cruzeiro fez 15 partidas e conseguiu oito vitórias e perdeu em sete  com aproveitamento de 53,3%). Com ele no comando, foram 24 gols marcados e 18 gols sofridos.

Profissional da Raposa desde 1996, quando começou sua carreira nas divisões de base do Cruzeiro, Emerson Ávila comandou interinamente o time profissional azul quatro vezes. A primeira delas foi no segundo clássico da final do Campeonato Mineiro de 2007, em substituição a Paulo Autuori, demitido após derrota de 4 a0 para o Atlético, no primeiro jogo da decisão. Com um time formado por diversos jogadores revelados pela base Ávila levou o Cruzeiro á vitória, por 2 a 0.

As outras três vezes em que dirigiu o time profissional foram logo após a saída de Adilson Batista, em junho de 2010. No primeiro jogo, o Cruzeiro foi derrotado pelo Atlético-GO, por2 a 1, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Na sequência, Ávila comandou a equipe em mais dois jogos. O Cruzeiro participou de uma excursão aos Estados Unidos, conseguindo vitórias sobre o New England Revolution, por3 a 0, e  Red Bull New York, por4 a 2.Em 2008, Emerson Ávila ainda dirigiu o Ipatinga na Série B do Brasileirão, levando a equipe do Vale do Aço à primeira divisão do Nacional, após conquistar o vice-campeonato. Nas categorias de base da Seleção Brasileira, neste ano, foi campeão sul-americano sub-17 e 4º colocado na Copa do Mundo sub-17.Avila começa a trabalhar à frente do Cruzeiro já na manhã desta sexta-feira, na Toca da Raposa II, e terá como auxiliar-técnico Alexandre Grasseli, que deixa o comando técnico do time júnior. Agora, terá condição de se tornar a salvação do Cruzeiro na temporada de 2011.

Confira a ficha técnica do treinador interino do Cruzeiro neste domingo contra o Palmeiras, em São Paulo:

Emerson Rodrigues Ávila, que nasceu em 1967em Belo Horizonte.É formado em Educação Física, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi técnico de equipes de base do Cruzeiro (1996 a2004); coordenador da base celeste até (2004-2005); auxiliar-técnico do time principal do Cruzeiro (2005-2007); técnico interino do Cruzeiro (2007); técnico do Ipatinga (2007-2008); técnico do Grêmio Barueri-SP (2008); coordenador-técnico do time principal do Cruzeiro (2008-2009); técnico do Ipatinga (2009); técnico do BoaVista-RJ (2010); coordenador-técnico do time principal do Cruzeiro (2010-2011); técnico da Seleção Brasileira sub-17 (2010-2011).-campeão mineiro 2007 (Cruzeiro); vice-campeão brasileiro da Série B 2007, com o acesso à Série A em 2008 (Ipatinga); campeão paulista do interior 2008 (Grêmio Barueri-SP); campeão sul-americano sub-17 2011 (Seleção Brasileira); 4º colocado na Copa do Mundo Sub-17 2011 (Seleção Brasileira). Ele assumiu imediatamente o comando do Cruzeiro e disse que vai ser um desafio que espera vencer e buscar o caminho das vitórias e dos títulos no campeão mineiro. Elogiou  Joel Santana e garantiu que vai mudar a cara do Cruzeiro. Forza, Cruzeiro…

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s