Mineirão fez 46 anos no chão

O Mineirão fez 46 anos nesta segunda-feira, dia 5 de setembro de 2011, e Belo Horizonte e o Minas não têm um palco para grandes clássicos e jogos estaduais, nacionais e internacionais, com o Independência também sendo reconstruído no Bairro do Horto e os demais estadinhos que fizeram a força e a qualidade técnica e o apoio da torcida em Minas só lembrados pelos saudosistas ou nas fotos na parede como a Itabira de Carlos Drummondde Andrade.

Antes dos anos 50, quando Estádio Independência foi criado para a Copa de 1950, no Brasil, os estadinhos JK, do Cruzeiro, no Barro Preto; Antônio Carlos, em Lourdes, e da Alameda, atrás do Parque Municipal,em Santa Efigênia, faziam a festa e a vibração do futebol mineiro. Os três foram destruídos ou não são mais utilizados, enquanto o Independência, como o Mineirão, foi derrubado para se prometer dois novos estádios para a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo em 2014.

Com a decisão intempestiva dos governos estadual e municipal, Belo Horizonte está sem estádios e os três clubes – Cruzeiro, Atlético e América – sendo obrigados a ter prejuízos, perdas de arrecadação e de público, e buscar locais para jogar suas partidas “em casa” em pequenos estádios e em arenas que não atendem suas torcidas e nem intimidam os adversários e rivais. Estão jogando na Arena do Jacaré,em Sete Lagoas, e ainda emIpatinga ou em Uberlândia  em estádios que se transformam em “campo neutro” e nada acrescentam para os trio belo-horizontino. O resultado, além da falta de público e de rendas, é a classificação pífia e vergonhosa dos times belo-horizontinos no Campeonato Brasileiro de 2011.

A melhor posição é do Cruzeiro, em décimo primeiro lugar na tabela,  enquanto o Atlético é o 17.o na zona de rebaixamento e o América o lanterna entre os 20 concorrentes brasileiros na segunda rodada da disputa da temporada. O Mineirão chega aos 46 anos de inauguração com os times de BH empobrecidos, sem estádios, em crise técnica e financeira, e ainda não tendo nenhuma garantia ou certeza que vai ser a sede do jogo de abertura da Copa de 2014 como se vem anunciando, com empolgação e jogada de marketing, nas propagandas oficiais, aquele que seria o maior jogo da história esportiva de Belo Horizonte, a abertura da Copa’2014, ficar longe doMineirão e ir para o Itaquerão,em São Paulo, pela influência e força da Federação Paulista de Futebol, o Timão Paulista, o governo da capital paulista do Estado de São Paulo, além do apoio da CBF, do governo paulista e daFifa, e até do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e do governo da presidente Dilma. No último sábado, na assinatura de contrato do Corinthians com a construtora Odebrecht, praticamente fiou acertado que com a liberação de verbas e certeza da construção do estádio corintiano, a abertura da Copa’2014 deverá ir mesmo para São Paulo, com o jogo final no Maracanã.

O jogo de abertura é politicamente o mais importante por ter a presença de todo mundo esportivo, político ecultual e das grandes empresas patrocinadoras no brasil e no mundo. Apesar de a FIFA anunciar que a escolha dos locais da abertura e da final só será conhecida em em 22 de outubro, São Paulo e Rio são reconhecidos  com o Itaquerão e Maracanã como grandes favoritos. Mudanças só se surgirem problemas técnicos nas obras dos estádios de São Paulo e do Rio. Pesam também favoravelmente ao Rio e São Paulo as outras questões  de poder político, econômico e de infra-estrutura de são Paulo e rio. BH e Minas certamente só vão ter o jogo inaugural como opção.O Mineirão deverá estar pronto em dezembro de 2012. O Itaquerão, na melhor das hipóteses, apenas um ano depois. Andrés Sanchez garante que o prazo final da Fifa para o estádio que receberá a abertura estar pronto é fevereiro de 2014.

Uma cartada do Mineirão é a Copa das Confederações de 2013, que terá o estádio como uma das sedes. O objetivo é não cometer falhas na competição que acontece um ano antes do Mundial, para deixar a Fifa com a certeza de que o Gigante da Pampulha está pronto para receber o jogo de abertura em 2014.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s