Atlético joga em Goiás e tem o reconhecimento nacional

A vitória sensacional do Atlético sobre o Vasco da Gama, final de semana, com gol de Jô depois de jogada de Ronaldinho Gaúcho foi comemorada como uma conquista nacional e ainda mais importante por espantar uma crise plantada pelos inimigos do campeão mineiro que não aguentam mais a campanha especial dos atleticanos coma liderança isolada do Campeonato Brasileiro de 2012. Os problemas extra-campo com titulares do Galo Carijó e uma suposta discussão entre alguns deles e o presidente Alexandre Kalil foram usadas e vão seguir como formas para quebrar a unidade do time dentro de campo e abafar as atuações que fazem voltar o slogan do Galo forte e vingador de Minas.

Com  a décima-quinta  rodada, o Atlético conseguiu convencer os eternos inimigos do futebol mineiro e dos clubes de Belo Horizonte quando surgem como destaque nacional. É a velha tática das mídias e dos porta-vozes do eixo Rio-São Paulo quando surgem clubes de outros Estados, principalmente de Minas e do Rio Grande do Sul, que derrubam  os favoritos e os chamados grandes time cariocas e paulistas. Mesmo como Fluminense em segundo lugar o Vasco agora em terceiro, também com grandes campanhas no Brasileirão’2012, os arautos das crises e que tentam desestabilizar os mineiros ou gaúchos, que estão em franca recuperação e ameaçando a hegemonia  de Rio-São Paulo.

Depois de 15 jogos, o Atlético vai jogar com o Atlético de Goiás nesta quarta-feira, em Goiânia, novamente como favorito e podendo aumentar ainda mais a vantagem sobre os rivais cariocas e paulistas. Se vencer novamente, o Atlétio dispara na liderança e aumenta ainda mais suas possibilidades de voltar a ser campeão brasileiro  como aconteceu em 1971, com vitória sobre o Botafogo, em pleno Maracanã. Após 15 jogos, a liderança do Atlético não pode ser mais contestada. Toda  força do time, que acertou principalmente depois da chegada de Ronaldinho Gaúcho e com a adaptação pelo técnico Cuca dos jogadores que já estavam na Cidade do Galo e outros que foram chegando e se impondo.

No fim de 15 rodadas, das 38 da competição nacional,  a liderança do Atlético  está sendo reconhecida até em setores das mídias, como os colunistas e os programas de rádio e televisão, que insistiam em desconhecer a força e a capacidade do Galo Carijó. Nas rede nacionais de televisão, sempre dispostas a louvar e mostrar qualidades dos grandes do Rio- Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo- e de São Paulo – Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos. As avaliações dos jornais, rádios, tvs e na internet em todo Brasil mudaram em relação ao Atlético mudaram depois de o Galo vencver o Vascão e ficar disparado na frente na corrida pelo título nacional.

 A liderança no  Campeonato Brasileiro da Série A já é  considerada fato consumado e estão percebendo que o Atlético não é o chamado cavalo paraguaio que assume a frente na coprrida mas depois é derrubado pelos concorrentes melhore preparados e com mais craques. Com um jogo a menos do que os demais concorrentes ao título do Brasileirão’2012 da competição. O Atlético virou moda e nem fofocas derrubam o bom astral do clube e nem o apoio total da torcida. Com três pontos na frente do segundo colocado Fluminense, o time tem números que são incontestáveis e levam o sonho da torcida de ver o time novamente campeão nacional mais próximo, apesar de ainda faltarem mais da metade dos jogos da temporada.

Nas 15 partidas jogadas até agora pelo Galo de Minas,   foram 12 vitórias e uma única derrota, na quinta rodada, contra o São Paulo, no Morumbi, e dois empates. Com tantas partidas sem perder, o time alcançou um aproveitamento de 84,4%. As grandes performances atleticanos podem  ser explicadas pela força de todos setores do clube.  O Clube Atlético  Mineiro tem o melhor ataque da disputa, junto ao Fluminense, com 27 gols marcados, em uma excelente média de 1,8 gols por jogo.

 Também conta com a melhor defesa: são apenas oito gols sofridos. O goleiro Victor é o jogador da posição que não sofre gols há mais tempo no Brasileiro. Já são quatro partidas sem levar gol. Com o melhor ataque e a melhor defesa, o saldo de gols, como consequência é o maior do Brasileiro: 19 gols.

E o Galo só  não lidera é a artilharia do campeonato.  Mas a distribuição dos gols pelos jogadores é um trunfo da equipe. Danilinho e Jô já marcaram cinco vezes. Ronaldinho Gaúcho, Bernard, Escudero e Leonardo Silva marcaram três gols. Guilherme e Réver já balançaram as redes duas vezes cada, enquanto Marcos Rocha fez um gol. É esse Atlético que encara o Atlético de Goiás e pode aumentar no meio da semana a condição de grande favorito ao título brasileiro. Forza, Clube Atlético Mineiro, Galo forte e vingador.

O exelente momento da equipe na competição é reflexo dos bons momentos individuais de vários atletas alvinegros, que são a engrenagem do líder. A prova disso é o Troféu Armando Nogueira. Exceto pela posição de goleiro, o Atlético-MG emplaca jogadores no top 5 em todas as posições da disputa. Na lateral direita, Marcos Rocha é o líder, com média de 6,59 pontos. Na esquerda, o líder também é atleticano: Junior Cesar tem média de 6,13.

Na zaga, os dois titulares do Galo ocupam os dois primeiros postos. Réver é o líder com média de 6,83, seguido por Leonardo Silva, com média de 6,55. Mesmo reserva, o volante Serginho aparece na terceira colocação entre os volantes, atrás de Souza, do Grêmio, e de Guilherme, da Portuguesa, com média de 6,43.

No meio-campo, Bernard, que já foi eleito por duas vezes o craque da rodada do Brasileirão, ocupa também a terceira posição, na cola de Deco, do Fluminense, e correndo atrás de Juninho Pernambucano, do Vasco. Já entre os atacantes, Danilinho possui média de 6,46, e é o quinto colocado, atrás de Luís Fabiano, do São Paulo, Fred e Wellington Nem, do Fluminense, e Julio Cesar, do Figueirense.

Perto do fim do primeiro turno, o Atlético-MG possui desempenho de campeão e jogadores atuando em alto nível. Será possível manter a toada no segundo turno e, após tanto tempo, alcançar o tão desejado título brasileiro?

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s