Clássico mineiro está de volta ao Independência

Cruzeiro e Atlético vão disputar neste domingo, 26 de agosto de 2012, o primeiro clássico estadual no Estádio Independência, valendo pelo Campeonato Brasileiro. O Galo Carijó é líder absoluto da disputa nacional, já garantiu o título simbólico de campeão do turno, que termina neste final de semana. O campeão mineiro está  em primeiro lugar isolado  com 42 pontos ganhos em com 42 pontos em 18 partidas, sendo 13 vitórias e 31 gols, com saldo de 20 gols. O Cruzeiro está em oitavo lugar com 27 pontos ganhos, 15 pontos atrás do maior rival, com oito vitórias, 22 gols e saldo negativo de três gols.

Na história do clássico, o Atlético leva vantagem geral no clássico estadual e há divergências por os dois clubes terem números estatísticos diferentes. Mas na competição nacional que começou em 1971, com o Galo sendo o primeiro campeão com vitória sobre o Botafogo, no Rio, no Maracanã. No último jogo entre os clubes mineiros, na Arena do Jacaré, aconteceu empate de 2 a 2 e pelo Brasileirão’2011, o Cruzeiro deu uma goleada histórica de 6 a 1, quando o Atlético poderia rebaixar o adversário se ganhasse em Sete Lagoas.

Na história dos clássicos, o Atlético leva pequena vantagem no retrospecto geral do clássico (as duas equipes adotam versões distintas dos dados), mas o mesmo não pode se dizer dos confrontos em Campeonatos Brasileiros. A vitória por 6 a 1, na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2011, colocou a Raposa à frente do time alvinegro nas estatísticas no torneio nacional tanto no número de vitórias (19 a 18), quanto no número de gols marcados ( 70 a 66),  sendo considerada a unificação das competições.

Mas se a Raposa conseguiu mais vitórias, é do Galo a maior invencibilidade (nove jogos, entre 1970 e 1978). E é do alvinegro também o jogador que mais atuou no clássico em brasileiros. É o lateral esquerdo Paulo Roberto Prestes. Ele atuou em 12 partidas  com a camisa preto e branca. No período, ele teve companheiros que se transformaram em rivais (e vice-versa) no clássico, como o ponta-esquerda Dinho e o zagueiro Adílson Batista, posteriormente treinador em Minas.

A história do maior clássico mineiro teve 54 disputas, com 19 vitórias cruzeirenses e 18 dos atleticanos. E aconteceram 17 empates com o time azul marcando 70 gols e o o alvinegro da Colina de Lourdes marcando 66 gols. Os estádios da retrospectiva do maior jogo de Minas e um dos mais importantes do Brasileirão e do mundo foram o Mineirão com 50 partidas, 16 vitórias do Cruzeiro, 17 empates e 17 vitórias do Atlético, com 58 gols do Cruzeiro e 60 gols do Atlético.Depois vieram três jogos na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, com três vitórias cruzeirenses e nove gols azuis e apenas dois atleticanos. E um clássico no Parque do Sabiá, em Uberlândia e vitória atleticana de 4 a 3.

Neste domingo no primeiro clássico Cruzeiro x Atlético valendo pelo Campeonato Brasileiro ganha importância apesar da atual superioridade atleticana sobre o maior inimigo por o vencedor crescer na competição. Se perder do rival histórico, o Atlético deixa de crescer e disparar ainda mais na liderança ainda mais dependendo do resultado do clássico deste sábado, dia 25 de agosto, entre Vasco e Fluminense pela décima-nona rodada de encerramento do turno do Brasileirão’2012. O Fluminense  está com 39 pontos  ganhos, três atrás do Atlético e o Vasco tem 35 pontos em terceiro lugar.

Os técnicos Cuca e Celso Roth estão com duvidas nas formações de seus times para o clássico domingueiro, no Estádio Independência. O Cruzeiro tem mais problemas, mas anuncia o retorno de Montillo ao meio-campo. Não deverá ter o zagueiro Victorino e também o lateral Ceará ambos em recuperação de contusões. Em compensação o treinador terá a dupla de área formada por Borges e Anselmo Ramon. No Atlético, Cuca ainda não decidiu se começa jogando como Danilinho ou Guilherme no meio-campo. O mais certo é Danilinho ser escalado no primeiro tempo e Guilherme ficar no banco para ser lançado no segundo tempo para preparar jogadas para Jô e Bernard na frente. 

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s