O Campeonato Brasileiro de 2013 vai acabar neste próximo final de semana e terá- contradizendo o que dizem os que desejam o fim da fórmula de pontos corridos, que alegam o sistema de turnos distintos e chances maiores para clubes chegarem à decisão em mata-matas- definições dos time que podem ainda disputar a Libertadores da América de 2014 e ainda escolha de dois clubes eliminados para a Segunda Divisão. Pelo menos sete clubes terão interesses em jogo na rodada derradeira mesmo com o Cruzeiro campeão antecipado, o Grêmio garantido e ainda o Náutico e a Ponte Preta já eliminados para a temporada do ano que vem.
Para as torcidas mineiras, os destaques serão Flamengo e Cruzeiro no Rio, no sábado, dia 7 de dezembro, e Atlético e Vitória da Bahia, no Estádio Independência. domingo, dia 8 de dezembro. Que vão mostrar a despedida do Galo Carijó que depois do último jogo em BH, segue para Marrocos e vai disputar o título mundial interclubes antes do Natal e do Ano Novo. E o último clássico do Cruzeiro depois da conquista do tricampeonato brasileiro. Na penúltima rodada, sábado e domingo passados, os mineiros não foram brilhantes mas suas torcidas ficaram satisfeitas com o rendimento de cada time. O Cruzeiro fez a festa do tricampeonato no Mineirão e além de perder de 2 a 1 para o Bahia, ainda teve o vexame de ver o cancelamento do carnaval antecipado na esplanada no Mineirão, que teria desfiles de trios elétricos e shows de cantores e grupos de samba e axé, além de festival de fogos e 100 mil latas de cerveja de graça para os cruzeirenses, por causa das brigas e violência jamais vista de torcidas organizadas, que começaram dentro do estádio e foram para fora do Mineirão, obrigando a PM e outras forças policiais a usarem a força, soltarem bombas de efeito moral de gás, além de uso de gás de pimenta e muita pancadaria. Um espetáculo lamentável e que frustrou milhares de torcedores e deixou centenas de feridos.Já o Atlético foi ao Rio e empatou de 2 a 2 com o Fluminense que luta para não cair ir para a Segunda Divisão. Agora se prepara para fechar a temporada em Minas e no Brasil contra o Vitória da Bahia noa Arena do Horto neste domingo, dia 8 de dezembro, provavelmente com Ronaldinho Gaúcho sendo escalado pelo técnico Coca para ser testado se está realmente recuperado da contusão muscular que o tirou dos últimos compromissos do Galo Carijó no Brasileirão de 2013. O Galo como campeão da Libertadores da América desta temporada já está classificado para a disputa continental de 2014 e espera conquistar o título mundial interclubes agora em Marrocos. Forza, Clube Atlético Mineiro rumo ao título mundial.
No adeus ao Brasil, em busca de mais um título inédito, o Galo deve vencer, com o Independência lotado, enquanto o Cruzeiro, se voltar a jogar sério, não terá dificuldade em derrotar o Flamengo, mesmo no Maracanã. Nada melhor que uma dupla vitória, para fechar o bom ano do futebol mineiro. Arriba!